segunda-feira, 7 de julho de 2014

O ensino da produção escrita dos gêneros textuais: da teoria à prática

O ensino da produção escrita dos gêneros textuais é tema recorrente na atualidade por ser uma preocupação constante dos professores de Língua Portuguesa. Sabemos que são muitos os questionamentos em torno do ensino da escrita: que gêneros ensinar? como ensinar? Como despertar o interesse do aluno? Porém não podemos desistir diante das dificuldades, o que precisamos é nos apropriarmos dos estudos em torno do ensino da escrita para podermos desenvolver uma prática efetiva.
Para tanto, apresentamos a seguir

fragmentos dos estudos sobre sequência didática de Dolz e Schneuwly (2011), que se configuram como uma das possibilidades de ensino da produção escrita dos gêneros textuais.
De acordo com a proposta dos autores, a sequência deverá ser organizada, seguindo as seguintes etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos, produção final.
 

Após uma apresentação da situação na qual é descrita de maneira detalhada a tarefa de expressão oral e escrita que os alunos deverão realizar, estes elaboram um primeiro texto inicial, oral ou escrito, que corresponde ao gênero trabalhado, é a primeira produção. Essa etapa permite ao professor avaliar as capacidades já adquiridas e ajustar as atividades e os exercícios previstos na sequência às possibilidades e dificuldades reais de uma turma. Além disso, ela define o significado de uma sequência para o aluno, isto é, as capacidades que deve dominar para melhor dominar o gênero de texto em questão. Os módulos, constituídos por várias atividades ou exercícios, dão-lhe os instrumentos necessários para este domínio [...]. No momento da produção final, o aluno pode pôr em prática os conhecimentos adquiridos e, com o professor, medir os progressos alcançados. (2011, p. 84)

 

Esse movimento de partir de uma produção inicial acaba sendo fundamental para que o professor faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e das possíveis dificuldades dos alunos a respeito do gênero e possa organizar atividades sequenciadas em forma de módulos, levando os alunos a superá-las. Os módulos poderão ser feitos em torno de questões ortográficas, sintaxe, aspectos formais dos gêneros.
 
Na verdade, essa é apenas uma possibilidade, porém o importante é que nós, professores, busquemos sempre fundamentar nossa prática para que os alunos possam se tornar escritos proficientes de vários gêneros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário