O ensino da produção escrita dos gêneros textuais é tema recorrente na atualidade por ser uma preocupação constante dos professores de Língua Portuguesa. Sabemos que são muitos os questionamentos em torno do ensino da escrita: que gêneros ensinar? como ensinar? Como despertar o interesse do aluno? Porém não podemos desistir diante das dificuldades, o que precisamos é nos apropriarmos dos estudos em torno do ensino da escrita para podermos desenvolver uma prática efetiva.
Para tanto, apresentamos a seguir
fragmentos dos estudos sobre sequência didática de Dolz e Schneuwly (2011), que se configuram como uma das possibilidades
de ensino da produção escrita dos gêneros textuais.
De acordo com a proposta dos autores, a sequência deverá ser organizada, seguindo as seguintes etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos,
produção final.
Após uma apresentação da situação na qual é
descrita de maneira detalhada a tarefa de expressão oral e escrita que os
alunos deverão realizar, estes elaboram um primeiro texto inicial, oral ou
escrito, que corresponde ao gênero trabalhado, é a primeira produção. Essa etapa permite ao professor avaliar as
capacidades já adquiridas e ajustar as atividades e os exercícios previstos na
sequência às possibilidades e dificuldades reais de uma turma. Além disso, ela
define o significado de uma sequência para o aluno, isto é, as capacidades que
deve dominar para melhor dominar o gênero de texto em questão. Os módulos, constituídos por várias
atividades ou exercícios, dão-lhe os instrumentos necessários para este domínio
[...]. No momento da produção final,
o aluno pode pôr em prática os conhecimentos adquiridos
e, com o professor, medir os progressos alcançados. (2011, p. 84)
Esse movimento de partir de uma produção inicial acaba sendo fundamental para que o professor faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e das possíveis dificuldades dos alunos a respeito do gênero e possa organizar atividades sequenciadas em forma de módulos, levando os alunos a superá-las. Os módulos poderão ser feitos em torno de questões ortográficas, sintaxe, aspectos formais dos gêneros.
Na verdade, essa é apenas uma possibilidade, porém o importante é que nós, professores, busquemos sempre fundamentar nossa prática para que os alunos possam se tornar escritos proficientes de vários gêneros.
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